Outubro rosa: 12% de mortes por câncer de mama podem ser evitadas com atividades físicas

Os dados são de uma pesquisa publicada pela revista científica interdisciplinar britânica Nature

outubro-rosa-12-de-mortes-por-cancer-de-mama-podem-ser-evitadas-com-atividades-fisicas
(Crédito: Canva Fotos)

De pelo menos 66 mil mulheres que devem receber diagnóstico positivo para o câncer de mama neste ano, segundo a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 12% das mortes devido a doença podem ser evitadas se as mulheres forem praticantes de atividades físicas.

Publicidade

Os dados são de uma pesquisa publicada pela revista científica interdisciplinar britânica Nature. A pesquisa mostra a importância dos exercícios como aliados na prevenção e combate à enfermidade.

De acordo com o estudo, a razão está na produção de hormônios femininos, como estrogênio, que estimula a produção das células nas mamas. Se uma delas estiver doente e a produção de estrogênio estiver desregulada, o resultado pode ser o desenvolvimento do câncer. Por outro lado, quando a paciente pratica a atividade física, os níveis são controlados, reduzindo os riscos de morte por câncer de mama.

“O câncer de mama é, infelizmente, uma das doenças que mais mata mulheres atualmente. Apesar dos tratamentos eficazes, é sabido que a taxa de mortalidade ainda é elevada, e, por esta razão, a prática de atividade física se torna ainda mais fundamental”, comenta o personal trainer, educador físico, coach e personalidade na internet, Tauan Gomes.

“Creio que o importante não é o tipo de atividade, e sim, a frequência e a disciplina em manter a rotina, então, busque algo que te satisfaça e que você tenha disponibilidade em praticar pelo menos três vezes na semana, como caminhada, bicicleta, academia, dança, etc.”, indica.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.