Atos antidemocráticos em Brasília

Após invasões em Brasília, Rosa Weber procura Ibaneis e Flávio Dino

O governador do DF determinou a exoneração do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

apos-invasoes-em-brasiliarosa-weber-procura-ibaneis-e-flavio-dino
Manifestantes exibem porta de Alexandre de Moraes do STF (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

A presidente do STF, Rosa Weber, procurou, neste domingo (08), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, para tentar solucionar a retirada dos criminosos que invadiram os prédios da Corte, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. 

Publicidade

O governador do DF determinou a exoneração do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. Por sua vez, o Palácio avalia que Ibaneis foi omisso e Torres o principal responsável pela falha de segurança que levou à invasão dos prédios sedes do Três Poderes.

Dino postou no Twitter que está acompanhando a situação de perto na sede do ministério da Justiça. “Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça“, disse.

A polícia já retirou o grupo que conseguiu subir na rampa do Planalto. Segundo a CNN Brasil, alguns bolsonaristas foram presos pela segurança e estão na garagem da Corte.  

Por volta das 14h40, extremistas pró-Bolsonaro entraram no Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram as sedes do Palácio do Planalto e o Supremo. Eles também depredaram o plenário do STF e espaços do Planalto, como a vidraçaria do Salão Nobre.

Publicidade

De acordo com o Poder360, a assessoria de imprensa do Supremo não tem um saldo do que foi destruído durante a invasão.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional, também se manifestou em suas rede sociais e  afirmou que ele e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, irão  acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja decretada intervenção na segurança pública do Distrito Federal. O anúncio veio após o início dos atos antidemocráticos no estado.

 

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.