Invasões aos Três poderes

Randolfe diz que acionará PGR para decretar intervenção na segurança do DF

O senador também criticou a ação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no enfrentamento das manifestações bolsonaristas.

randolfe-fiz-que-acionara-pgr-para-decretar-intervencao-na-seguranca-df
(Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional,  afirmou que ele e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, irão  acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja decretada intervenção na segurança pública do Distrito Federal. O anúncio veio após o início dos atos antidemocráticos nesta tarde (08).

Publicidade

Além disso, também falou que está protocolando dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF: prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje e impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento de Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF.

Publicidade

Randolfe também criticou a ação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no enfrentamento das manifestações bolsonaristas: A manifestação terrorista em Brasília já era prevista e contou com a complacência e quase cumplicidade do governador do DF, Ibaneis Rocha. Qualquer coisa que vier a acontecer com a vida das pessoas e ao patrimônio do povo brasileiro, o senhor Ibaneis Rocha será responsabilizado”, escreveu.

Segundo apuração da CNN Brasil, Anderson Torres, secretário de Segurança, foi exonerado por Ibaneis.

Publicidade

Na tarde deste domingo, um grupo de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF. Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso, subiram a rampa e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na capital federal, entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Praça dos Três Poderes. Segundo a pasta, a medida foi adotada “em razão das manifestações políticas no centro da capital federal”.

Publicidade

 

 

*Texto com supervisão de Lilian Coelho

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.