O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, participou do evento de lançamento da pré-candidatura de Alexandre Ramagem (PL-RJ) à prefeitura do Rio de Janeiro. Em comício na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, Bolsonaro afirmou que não tem medo de nenhum julgamento, “desde que os juízes sejam isentos”.
A fala vem um dia depois da decisão do ministro de Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que derrubou o sigilo de todos os depoimentos dados à Polícia Federal na investigação de uma suposta tentativa de golpe de Estado. O próprio ex-presidente teve a oportunidade de dar sua versão sobre os fatos, porém, ficou em silêncio durante a maior parte do questionamento.
Bolsonaro chegou na Quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel Rio de Janeiro/RJ 16/março/24 pic.twitter.com/xUYVUq93UM
— Helio Lopes (@depheliolopes) March 16, 2024
Ramagem e Abin paralela
Alexandre Ramagem ainda segue sob investigação pelo uso indevido de recursos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo Bolsonaro, quando ocupava o cargo de diretor. Segundo a PF, um núcleo rastreava a atividade de desafetos da família do ex-presidente.
Mais de 33 mil acessos foram feitos sobre a localização de aparelhos de ministros do STF, auxiliares, funcionários da corte, servidores públicos, jornalistas, políticos e policiais, dentro outros.
Durante o evento deste sábado, Ramagem ironizou o fato. “Em 2018, fui indicado pela Polícia Federal para trabalhar diretamente com Bolsonaro. Aquela Polícia Federal que nos dava orgulho. E agora?”, disse.
O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também participou da cerimônia, porém, não foi tão bem-recebido quanto os outros, ouvindo gritos de “fora, Castro” durante sua apresentação. A situação foi amenizada após o governador tecer elogios a Bolsonaro.