atos antidemocráticos

Confira o orçamento para a restauração das obras danificadas no ataque em Brasília

Diversas peças históricas, como “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e “Flautista”, de Bruno Giorgi, foram destruídas nos atos.

Confira o orçamento para a restauração das obras danificadas no ataque em Brasília
Obra de Di Calvalcanti danificada por golpistas (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Presidência da República está fazendo um orçamento para a restauração das obras destruídas pelos criminosos que invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Diversas peças históricas, como “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e “Flautista”, de Bruno Giorgi, foram danificadas nos ataques.

Publicidade
A restauração das obras será feita no próprio Palácio, por uma equipe de profissionais. Segundo o governo, manter uma equipe de restauradores seria mais barato do que acionar os seguros das peças danificadas. A coleção possui um valor de mercado de cerca de 40 milhões.

Para acompanhar o processo de recuperação das obras, a Presidência fez um acordo com universidades públicas com experiência em restauração de arte.

Segundo a assessoria da Presidência, o prazo para a recuperação das peças será julho deste ano. A expectativa é que as obras voltem a ser expostas no Palácio do Planalto até o mês informado. 

Além disso, foi dito que provavelmente serão anexadas fotos dos objetos danificados na etiqueta de identificação das obras, para que o ocorrido não seja esquecido.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.