segundo turno

Debate na Band: veja os principais trechos do embate entre Lula e Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentaram neste domingo, no primeiro debate do segundo turno, e apresentaram suas propostas para o país. Confira os destaques!

debate da Band entre Lula e Bolsonaro
(Crédito: Reprodução/ Band)

O 1º debate presidencial para o segundo turno das eleições de 2022 acontece neste domingo  e começou pontualmente, às 20h. O encontro com os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), foi realizado em conjunto pelas emissoras Band e TV Cultura, o portal de notícias Uol e o jornal Folha de S. Paulo.

Publicidade

Publicidade

Primeiro Bloco

O debate começou, pontualmente, às 20h. Já no primeiro bloco, a pergunta foi do jornalista e mediador do debate, Eduardo Oinegue. Na pauta, orçamento. Na resposta, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, falou sobre de onde será tirado dinheiro para manter os projetos do governo. Bolsonaro citou o Auxílio Brasil, e disse que a origem do dinheiro virá de uma proposta já em trâmite no Congresso.

Ainda no primeiro bloco, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de negligenciar a compra de vacinas contra Covid-19 para o Brasil. O candidato petista perguntou se Bolsonaro não se sentia responsável por “pelo menos 400 mil mortes no país:

“O Brasil tem 3% da população mundial e teve 11% das mortes da pandemia no mundo. Por que houve tanta demora para se comprar vacina? O senhor não se sente responsável, o senhor não carrega nas costas um pouco do sofrimento dos brasileiros, [não carrega o peso] de ser responsável por pelo menos 400 mil mortes neste país?”

Publicidade
Ao rebater Lula, no debate, Bolsonaro lembrou fala do petista sobre “dar graças a Deus que a natureza criou o covid”, e disse que foi contra o “protocolo do [ex-ministro da Saúde Luiz Henrique] Mandetta“, que o deixou “indignado”.  Bolsonaro disse ainda que “a história mostrará quem está com a razão”.
Bolsonaro atacou os governos estaduais do Consórcio Nordeste, afirmando que houve corrupção na compra das vacinas e criticou ainda a CPI da Pandemia.

Segundo Bloco

O segundo bloco contou com preguntas de jornalistas. A jornalista da TV Cultura, Vera Magalhães, perguntou sobre separação entre poderes da República e independência. Ao responder, Bolsonaro disse que se compromete a não alterar a composição do STF, mas pontuou que o PT “tem sete ministros indicados”, enquanto ele tem dois.
Ao responder um questionamento sobre Auxílio Brasil e privatizações,  Lula  afirmou que o Brasil hoje “só refina 80% da gasolina que usa, enquanto em seu governo o refinamento era de 100%”. Lula disse ser contra a privatização da Petrobras, proposta chamada de “loucura”.

Terceiro Bloco

Jornalista do site UOL questiona Bolsonaro sobre relação com o legislativo. Ele negou ter comprado o apoio de deputados e senadores com o uso de verbas do orçamento secreto. Bolsonaro afirmou não ter “nada a ver com esse orçamento secreto” e que “não faria isso”.
O “petrolão” foi assunto entre os candidatos: Bolsonaro classificou como “o maior esquema de corrupção da história da humanidade”, que provocou o “endividamento” da Petrobras.
Em sua resposta, Lula disse que foi responsável por fazer a capitalização de R$ 70 bilhões da Petrobrás e transformou a estatal “na segunda maior empresa de energia do mundo”. O petista disse que quem roubou a Petrobras  foi preso porque houve investigação nos governos do PT, sem sigilos nas ações do governo.
Nas considerações finais, Lula disse que, se for eleito, vai colocar transparência sobre os sigilos do adversário “para que o povo brasileiro tome ciência das ações tomadas por Bolsonaro”. 
“O meu adversário é efetivamente o cara que tem a maior cara de pau para contar inverdades aqui. (…) Quem defende a democracia e a liberdade sou eu, muito mais do que este pequeno ditadorzinho que quer ocupar a Suprema Corte. Eu quero governar este país democraticamente, dando prioridade aos problemas do povo brasileiro”, disse Lula.
O atual presidente, em suas palavras finais, reafirmou seus valores de cristão, defesa da vida e valores morais em relação à educação de crianças.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.