violência e discurso de ódio

Eleições: Facebook e Instagram dizem ter removido mais de 600 mil conteúdos

290 mil postagens, removidas por discurso de ódio, envolvem ataques à população do Nordeste.

eleicoes-facebook-e-instagram-dizem-ter-removido-mais-de-600-mil-conteudos
Postagens continham violência e discurso de ódio (Créditos: Pixabay)

Meta, empresa responsável pelo controle do Facebook e do Instagram, afirmou nesta segunda-feira (10), durante o primeiro turno das eleições, as redes sociais removeram mais de 600 mil conteúdos que descumpriram suas políticas contra violência e discurso de ódio.

Publicidade

Entre os 310 mil conteúdos removidos do Facebook e Instagram durante as eleições por violência e incitação, estão postagens que pediam para as pessoas comparecerem aos locais de votação portando armas, de acordo com o portal g1. Outras demais 290 mil postagens, removidas por discurso de ódio, envolvem ataques à população do Nordeste.

O Facebook informou que, no fim de semana do primeiro turno, reduziu o alcance de postagens com alegações falsas de que “urnas tinham votos pré-registrados”. Além disso, a Meta afirmou ter removido postagens que promoviam informações equivocadas, como datas e horários incorretos.

“Graças ao aprendizado de máquina (‘machine learning’), nossa tecnologia nos ajuda a identificar posts com alta probabilidade de violar nossas políticas para reduzir sua distribuição e, se for o caso, removê-los”, afirmou a Meta.

A empresa também aponta que reuniu “especialistas em inteligência, ciência de dados, políticas públicas, direito, segurança, moderação de conteúdo e engenharia, entre dezenas de outros times”, para as Eleições.

Publicidade

Fernando Haddad (PT) falou sobre as fake news nessas eleições em resposta ao Tarcísio de Freitas (Republicanos), no #DebatenaBandSP pic.twitter.com/XsQ4IyC9xM

— Band Jornalismo (@BandJornalismo) October 11, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.