O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14), durante visita a Pernambuco, que decidiu provocar os nordestinos para transformar o voto contra Jair Bolsonaro (PL) numa questão de honra.
“Depois que o meu adversário foi dizer que o povo nordestino vota em mim porque o povo nordestino é analfabeto, eu resolvi provocar o povo nordestino para transformar o voto contra o Bolsonaro numa questão de honra”, disse Lula durante entrevista a jornalistas em Recife.
O candidato do PT se refere a uma fala de Bolsonaro, que ocorreu durante uma live na semana passada. O atual presidente e candidato do PL comentava uma notícia sobre a vitória de Lula em estados com alta taxa de analfabetismo.
“Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões”, afirmou Bolsonaro.
No primeiro turno, Lula foi o candidato que mais obteve votos em Pernambuco, estado em que nasceu. O petista teve 65,27% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro teve 29,91%.
Recife é Brasil. Nossa mensagem é clara. Pela democracia, contra a fome, contra o ódio e contra as mentiras. Estamos andando nas ruas. E somos milhões por todo o país. Dia 30 é 13.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/Ow2TlIUrE4
— Lula 13 (@LulaOficial) October 14, 2022
A agenda do nosso presidente foi em Recife, nesta manhã.
Comente aqui: qual cidade o capitão do povo precisa visitar? 🇧🇷#Bolsonaro22 #B22 #Bolsonaro #Recife #Pernambuco #eleições2022 pic.twitter.com/Tqp4jXP220
— Partido Liberal – PL 22 (@plnacional_) October 13, 2022
O ex-presidente ironizou os atos de campanha do adversário no local.“Como ele [Bolsonaro] já não gostava de negro, não gosta de mulher, não gosta de sindicado, não gosta de prefeito, não gosta de governador, agora ele disse que não gosta de nordestino. É por isso que o ato que ele fez ali foi um fiasco, aqui em Pernambuco. Porque ele é um cidadão que não sabe respeitar o mínimo de sensibilidade do ser humano”, comentou.