CAMPANHA EM PERNAMBUCO

Lula diz querer transformar voto de nordestinos contra Bolsonaro em ‘questão de honra’

Candidato do PT relembrou fala de Jair Bolsonaro que associou vitória do petista no Nordeste ao analfabetismo.

lula-critica-difusao-do-odio-na-politica
(Crédito: Rovena Rosa/ Agência Brasil)

O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14), durante visita a Pernambuco,  que decidiu provocar os nordestinos para transformar o voto contra Jair Bolsonaro (PL)  numa questão de honra.

Publicidade

“Depois que o meu adversário foi dizer que o povo nordestino vota em mim porque o povo nordestino é analfabeto, eu resolvi provocar o povo nordestino para transformar o voto contra o Bolsonaro numa questão de honra”, disse Lula durante entrevista a jornalistas em Recife.

O candidato do PT se refere a uma fala de Bolsonaro, que ocorreu durante uma live na semana passada. O atual presidente e candidato do PL  comentava uma notícia sobre a vitória de Lula em estados com alta taxa de analfabetismo.

“Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões”, afirmou Bolsonaro.

No primeiro turno, Lula foi o candidato que mais obteve votos em Pernambuco, estado em que nasceu. O petista teve 65,27% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro teve 29,91%.

Publicidade

A passagem pela capital pernambucana faz parte da agenda de Lula no Nordeste. Após entrevista a jornalistas, o ex-presidente fez uma caminhada pelas ruas da cidade. Bolsonaro esteve no Recife na quinta-feira (13), um dia antes do petista.

O ex-presidente ironizou os atos de campanha do adversário no local.“Como ele [Bolsonaro] já não gostava de negro, não gosta de mulher, não gosta de sindicado, não gosta de prefeito, não gosta de governador, agora ele disse que não gosta de nordestino. É por isso que o ato que ele fez ali foi um fiasco, aqui em Pernambuco. Porque ele é um cidadão que não sabe respeitar o mínimo de sensibilidade do ser humano”, comentou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.