REPÚDIO AO RACISMO

Lula: “Minha solidariedade a Seu Jorge”

Ex-presidente afirmou que episódio é fruto da “destruição” que Bolsonaro promoveu da cultura.

Lula elogiou qualidade artística do cantor durante conversa. Seu Jorge se pronunciou nas redes sociais falando que sofreu “grosserias” e “racismo”. (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images e Reprodução/Instagram)

Em conversa com a imprensa em Porto Alegre, o candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou o episódio de racismo sofrido pelo cantor Seu Jorge na cidade, no último fim de semana. O artista ouviu gritos de “vagabundo” e “safado” no clube Grêmio Náutico União, depois de se apresentar.

Publicidade

Eu vou apenas aqui demonstrar minha solidariedade ao Seu Jorge. Ele é a mais recente vítima do preconceito nesse país”, declarou o petista. “Nós precisamos, todas as pessoas democráticas desse país, temos que rejeitar e repudiar qualquer gesto de preconceito”, complementou.

Lula ligou o episódio à politica do atual governo para com a cultura, afirmando que Jair Bolsonaro (PL) “acabou” com ela “a ponto de um artista como o Seu Jorge ser destratado apenas pelo fato de ser negro”.

O ex-presidente também aproveitou o momento com os jornalistas para relembrar feitos do seu governo na área da cultura e no combate ao racismo, afirmando que trará de volta o Ministério da Cultura, extinto no governo de Bolsonaro. “Precisamos vencer isso do ponto de vista cultural. Eu, quando presidente, estabeleci que a história africana deveria ser introduzida no ensino fundamental desse país“, disse.

A polícia civil está investigando os ataques sofridos por Seu Jorge. O cantor fez um pronunciamento em seu Instagram sobre o caso, onde afirma: “Não reconheci a cidade que aprendi a amar e respeitar. Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista“.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.