ESCLARECENDO AS "BARREIRAS"

Operações da PRF atrasaram eleitores em 15 minutos no máximo, diz Moraes

Ministro manterá horário limite de votação até as 17h, alegando que o atraso não é motivo para estender o prazo e Brasil está em ordem.

Ministro promoveu coletiva para informar que se alinhou com diretor da PRF e dia de pleito seguirá normalmente. (Créditos: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Em coletiva de imprensa convocada na tarde deste domingo (30), o presidente do TSE Alexandre de Moraes comentou os atrasos que eleitores, principalmente no nordeste, estavam sofrendo por conta de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas negou necessidade de se estender o tempo para votação.

Publicidade

Nas redes sociais, vídeos mostrando blitz e operações da PRF em ônibus que levavam eleitores para seus colégios viralizaram como “denúncias” de que a polícia rodoviária estaria impedindo as pessoas de votarem. Segundo relatos, essas “barreiras” estavam acontecendo principalmente na região nordeste, onde o candidato do PT, Luiz Inácio Lula de Silva, tem maioria dos votos.

Segundo Alexandre de Moraes, as blitz da PRF não impediram que os eleitores de votar. “Isso, em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores, mas em nenhum caso impediu que eles chegassem em suas zonas eleitorais“. disse o ministro para tranquilizar o público. “Em momento nenhum eles retornaram a sua origem, eles seguiram seu destino original”, explicou.

Moraes enfatizou que as operações promovidas pela PRF estão dentro da legalidade de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e, sobre as suspeitas de que as ações eram uma tentativa de desobediência de medidas do TSE e sabotagem das eleições, afirmou que tem controle da situação. “Todas as polícias são órgãos de estado, e não órgãos de governo“. disse.

Publicidade

Sobre a possibilidade de estender o tempo de votação para compensar os atrasos, Moraes descartou a medida. “Estamos a uma hora do fim das eleições com absoluta paz e ordem“, afirmou, concluindo que todos mantém seu direito de votar no candidato que quiser.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.