JUNTOS E MISTURADOS

Partidos Pros e Solidariedade anunciam fusão

Siglas buscam união para conquistar espaço no horário eleitoral e acesso ao fundo partidário em 2024.

Nome e número da união ainda estão sendo discutidos pelos membros dos dois partidos. (Reprodução/Redes sociais)

Os partidos Pros e Solidariedade anunciaram que estão firmando um acordo de fusão nesta sexta-feira (7). A informação foi divulgada numa nota assinada por Euripedes Jr, presidente do Pros, e Paulinho da Força, presidente do Solidariedade.

Publicidade

As duas siglas formam hoje a coligação de apoio ao PT e seu candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha eleitoral deste ano.

Essa unidade é motivada pela identidade, compatibilidade de valores e visão compartilhada do projeto político nacional“, diz o comunicado. Em seu Twitter, Paulinho da Força escreveu:Seremos um único partido para continuar a buscar melhorias para o Brasil.

A fusão dos partidos deve enfrentar problemas para conseguir se concretizar, uma vez que o Pros e o Solidariedade não atingem o número mínimo de votos e cadeiras no Congresso para superar a cláusula de barreira, ou seja, não têm representatividade o bastante para obter projeção nacional.

Publicidade

O Pros elegeu apenas três deputados nestas eleições, enquanto o Solidariedade conseguiu eleger apenas quatro. Mesmo somados, o quociente minimo de 11 parlamentares não seria o suficiente.

A busca pela fusão dos partidos é também uma tentativa de garantir espaço e recursos para as eleições de 2024 e 2026. Sem romper a cláusula de barreira, um partido não tem acesso nem ao horário eleitoral e nem ao fundo eleitoral.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.