Para Adiantar o Resultado

Votação seguirá o horário de Brasília em todo o país

As sessões eleitorais que tiverem eleitores na fila na hora do encerramento das atividades continuarão abertas para que todos votem.

Votação seguirá o horário de Brasília em todo o país
O TSE determinou a padronização do horário de votação ainda em 2021 (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

As eleições deste domingo (2) acontecerão no fuso horário de Brasília, ou seja, todos os estados que possuem fusos diferentes se adequarão ao horário oficial de Brasília para o cronograma das eleições. Portanto, os eleitores devem ficar atentos aos horários específicos de abertura e encerramento da votação em seus municípios.

Publicidade

Conforme determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda no ano de 2021, a votação acontecerá entre as 8h e as 17h, pelo horário de Brasília. Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, e em alguns municípios do Amazonas, o horário de votação será das 7h às 16h. No Acre, das 6h às 15h. A mudança também afetará o arquipélago de Fernando de Noronha, onde as urnas funcionarão das 9h às 18h.

As sessões eleitorais que tiverem eleitores na fila na hora do encerramento das atividades continuarão abertas para que todos votem, mas novos eleitores não serão admitidos.

Esta medida permitirá que o TSE divulgue o resultado das eleições a partir das 17h, pelo horário de Brasília. Nas eleições passadas, o TSE esperou que as urnas da região Norte do país fossem fechadas para começar a apuração, pois um resultado parcial poderia interferir nos votos dos eleitores nortistas.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.