Bolsonaro inelegível?

Anderson Torres fala sobre minuta golpista: “lixo”, “loucura” e “folclore”

Mesmo com a autorização para ficar em silêncio, Anderson Torres respondeu aos questionamentos feitos no depoimento.

Ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, presta depoimento sobre minuta golpista
Anderson Torres (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, prestou depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (16), sobre a minuta golpista para anular o resultado da eleição.

Publicidade

Segundo a CNN, essa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi apresentada pelo PDT e questiona uma suposta reunião feita pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), com embaixadores, em julho de 2022. Nela, teriam sido feitos ataques sem provas ao sistema eleitoral.

De acordo com o Estadão, mesmo com a autorização para ficar em silêncio, Anderson Torres respondeu aos questionamentos feitos no depoimento. Ele foi ouvido por videoconferência por cerca de 1h30. O ex-ministro da Justiça afirmou que desconhece a autoria do documento.

Anderson Torres chamou de “lixo”, “loucura” e “folclore” a minuta de decreto de Estado de Defesa em seu depoimento, segundo a CNN.

Torres foi ouvido como testemunha na ação que investiga a reunião. A minuta golpista foi anexada como prova nos autos e a investigação pode deixar Jair Bolsonaro inelegível.

Publicidade

Documento encontrado

A Polícia Federal encontrou a minuta golpista após uma operação de busca e apreensão na casa de Anderson Torres. O documento falava sobre um decreto para instauração de um estado de defesa na sede do TSE. De acordo com a CNN, o objetivo seria mudar o resultado das eleições de 2022.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.