Na volta do STF

Fux diz que sistema eleitoral do Brasil é um dos mais confiáveis do mundo

O presidente da Corte fez o discurso de abertura dos trabalhos do segundo semestre do STF.

Fux diz que sistema eleitoral do Brasil é um dos mais confiáveis do mundo
Ministro Luiz Fux, presidente do STF (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

Após um mês de recesso, o Supremo Tribunal Feral (STF) retomou suas atividades nesta segunda-feira (01) e, no discurso de abertura do semestre, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, afirmou que o sistema eleitoral do Brasil é um dos mais confiáveis do mundo e que o STF tem o compromisso de fazer as eleições estáveis e tolerantes.

Publicidade

Sem citar nomes de candidatos, Fux defendeu o papel da Justiça Eleitoral e a democracia:

“Felizmente, nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo. [Temos] uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral.”

Depois das suspeitas levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito do sistema eleitoral, Fux completou dizendo que espera eleições “sem incidentes”:

“O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que efetivamente não são seus inimigos. Confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz, que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes.”

Publicidade

Publicidade

 

 

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.