CRISE DOS YANOMAMI

Governador de Roraima propõe programas sociais para garimpeiros

Antonio Denarium declarou que os que ainda estão nas terras indígenas precisam que sejam criados mecanismos para sair do território.

Governador de Roraima propõe programas sociais para garimpeiros
Governador se reuniu com Rodrigo Pacheco para discutir crise dos Yanomami (Crédito: Reprodução/ Instagram)

Antonio Denarium (PP), governador de Roraima, propôs a criação de programas sociais de assistência para garimpeiros que deixarem o território Yanomami. A declaração foi dada durante reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que contou com a presença de integrantes da bancada de Roraima da casa.

Publicidade

A crise na Terra Indígena Yanomami ganhou destaque nas últimas semanas com o início dos resgastes pelo Ministério da Saúde, que já chegou a atender mais de mil pessoas. O governo federal atribuiu a responsabilidade principal da situação dos Yanomami ao garimpo ilegal.

Após a reunião, Denarium falou com jornalistas e disse que “temos que criar mecanismos para que [os garimpeiros] possam sair. Uma das ações é o desbloqueio do espaço aéreo. Criar novas áreas de mineração em cooperativa de garimpeiro, fora de área de indígena, lógico”. O governador ressaltou que 90 mil indígenas vivem no estado, mas ao mesmo tempo ao menos 50 mil pessoas vivem da atividade garimpeira.

Denarium declarou que uma comissão externa de senadores deve visitar Roraima para a elaboração de propostas para que os garimpeiros deixem permanentemente o território indígena. Além disso, pediu que a casa acompanhe a ação da Polícia Federal e do Ministério Público no local.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) também falou após a reunião e defendeu que “são seres humanos que estão lá dentro e precisam ser retirados de lá. Eles [garimpeiros] vão ficar sem emprego e sem fonte de renda”. Segundo ele, os chefes do garimpo já “foram embora há muito tempo, de avião” e que agora apenas os “peões” estão deixando o local.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.