clube do bolinha

Janja reclama da ausência de mulheres em foto de assinatura de MP

No Ceará, presidente e primeira-dama participaram de evento para retomada de obras em escolas.

janja-ceara
(Crédito: CANVA)

A primeira-dama Janja da Silva alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (12), durante o evento de assinatura de uma medida provisória, que não havia mulheres na fotografia oficial do ato, em Crato, no Ceará. A medida provisória é sobre retomada de obras paralisadas de escolas.

Publicidade

No momento da assinatura, Lula foi rodeado pelos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Camilo Santana, da Educação, além dos governadores da Bahia, Jerômino Rodrigues, e do Ceará, Elmano Freitas.

Nenhuma das oito mulheres presentes no palco, incluindo Janja e a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, foram convidadas para a assinatura. Logo na sequência do registro fotográfico, Janja reclamou com o presidente o fato das mulheres não terem sido incluídas no momento. “Poderiam ter chamado a Izolda”, criticou Janja.

Em seu discurso, Lula diz que primeira-dama reclamou que nenhuma mulher falou. “Olhe, deixa falar uma coisa com vocês. Vocês me chamaram para falar, e a Janja me chamou a atenção de que só falou homem aqui. Então, é o seguinte, eu vou chamar ela para falar”, enfatizou.

A primeira-dama relutou em se levantar para discursar, mas foi convencida por Lula e disse que as mulheres não foram chamadas para o momento da assinatura e fotografia e que elas fazem parte do fortalecimento do MEC.

Publicidade

“Boa noite, Crato. Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora da assinatura o decreto os homens se levantaram e a gente tem a Fernanda, a Izolda, a secretária de Educação do estado, a Onélia, a Leila, e não foram chamadas para a foto”, alfinetou a primeira-dama.

“Então, eu queria chamar essas mulheres aqui para frente para virem aqui porque elas também fazem parte disso. Se hoje o ministério da Educação está de volta com toda força é porque tem também mulheres que fazem isso”, completou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.