INVASÃO DOS PODERES

Lula condena atos terroristas em pronunciamento

Presidente decretou intervenção federal até o dia 31 de janeiro de 2023 e pediu investigações de quem financiou estes atos.

lula-condena-atos-terroristas-em-pronunciamento
Lula criticou atos terroristas durante pronunciamento (Crédito: Reprodução)

Em pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os atos terroristas da tarde deste domingo (8) por bolsonaristas radicais. O presidente ainda decretou intervenção federal até o dia 31 de janeiro de 2023.

Publicidade

Lula falou direto de Araraquara, no interior de São Paulo, durante visita para avaliar estragos feitos pelas chuvas. Durante a fala, o presidente criticou o governo anterior e disse que deve investigar o financiamento das manifestações antidemocráticas e da invasão dos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula garantiu que até mesmo integrantes do governo federal que tenham feito parte de qualquer incentivo aos atos antidemocráticos serão punidos.

O chefe do executivo leu o decreto que determina a intervenção federal no Distrito Federal com o objetivo de terminar as invasões terroristas e se restringe ao espaço de segurança pública.

Ele fez referência e atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro parte da responsabilidade pelos ataques e o acusou de estimular a invasão e o ataque aos poderes. Lula também acusou a força policial militar do Distrito Federal de agir de “má-fé” e em favor dos terroristas e disse que os agentes devem ser “punidos de forma exemplar”.

Publicidade

Lula encerrou a fala discursando contra o agora exonerado do cargo de Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, afirmando que não foi a primeira vez que a segurança pública falhou em proteger a capital federal e que Torres foi conivente com os atos antidemocráticos.

Depois do pronunciamento, a Advocacia Geral da União (AGU) já reivindicou ao STF prisão em flagrante de todos os envolvidos nos atos criminosos em Brasília, inclusive o próprio ex-secretário. Exige ainda a determinação imediata às plataformas de rede social para que removam conteúdo que incita atos de vandalismo.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.