
Em convenção nacional realizada nesta quarta-feira (20), o PDT oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A escolha foi feita por aclamação e sem votos contrários.
A oficialização da candidatura foi realizada na sede nacional da sigla, em Brasília, no primeiro dia do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro vai disputar o Palácio do Planalto pela quarta vez. Embora não tenha chegado ao segundo turno nas últimas três tentativas (1998, 2002 e 2018), registrou o melhor desempenho no último pleito, com pouco mais de 13,3 milhões de votos.
Com 8% das intenções em 2022, de acordo com o último levantamento do instituto Datafolha, e atrás de Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o pedetista quer fazer das eleições um “plebiscito de ideias”. Para isso, ele se apresenta como uma alternativa à polarização e “contra esse sistema”.
Primeiros registros da nossa Convenção Nacional do PDT! Já começamos a transmitir o evento AO VIVO no YouTube. Acompanhe: https://t.co/X0ZbLQGGD2. #CiroPresidente pic.twitter.com/QFSQjxaSya
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 20, 2022