A frase “Perdeu, mané. Não amola!” dita pelo ministro Luís Roberto Barroso do STF gerou comoção na internet nesta quarta-feira (16). A fala foi dirigida a um manifestante que exigia saber sobre o código-fonte das urnas eletrônicas nas ruas de Nova York.
A abordagem foi filmada e o vídeo circula nas redes sociais. Nele, um homem pergunta a Barroso se irá “responder às Forças Armadas” ou se “vai deixar o código-fonte ser exposto” falando sobre as urnas e afirmando que a resposta é uma necessidade do Brasil.
Os internautas ironizaram e fizeram memes do ocorrido, chegando a comparar o ministro a um bandido enquanto outros fizeram ataques ao PL, partido do atual presidente Jair Bolsonaro que, enquanto candidato, perdeu as eleições.
O episódio despertou incômodo em apoiadores de Bolsonaro que associaram a reação de Barroso a uma suposta parcialidade à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Confira algumas das reações ao vídeo no Twitter.
“Perdeu, mané” é uma expressão frequentemente usada por bandidos que roubam. Por que estão chocados? Bandido é bandido em qualquer lugar.
— Ana Paula Henkel (@AnaPaulaVolei) November 16, 2022
PERDEU MANÉ NÃO AMOLA pic.twitter.com/0g2giE7i8S
— Lázaro Rosa 🇧🇷🚩 (@lazarorosa25) November 15, 2022
Perdeu Mané, Não Amola pic.twitter.com/uPwjpWVPgx
— Cris (@crisvector) November 16, 2022
— Verinha (@verinha_lucia17) November 16, 2022