Pré-candidatos à presidência criticaram a postura de Jair Bolsonaro (PL), que fez ataques à Justiça Eleitoral e à urnas eletrônicas, sistema de votação utilizado no país, durante uma reunião com embaixadores nesta segunda-feira (18).
Bolsonaro expressou dúvida sobre o resultado das eleições de 2018. Uma fraude no sistema brasileiro de votação nunca foi comprovada. Os pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB) e Sofia Manzano (PCB) postaram as críticas a Bolsonaro no Twitter.
O ex-presidente Lula afirmou que Bolsonaro “conta mentiras” contra a democracia brasileira.
É uma pena que o Brasil não tenha um presidente que chame 50 embaixadores para falar sobre algo que interesse ao país. Emprego, desenvolvimento ou combate à fome, por exemplo. Ao invés disso, conta mentiras contra nossa democracia.
— Lula (@LulaOficial) July 18, 2022
Ciro Gomes afirmou que “Depois do horrendo espetáculo promovido, hoje, por Bolsonaro, ele não pode ser mais presidente de uma das maiores democracia do mundo”.
Depois do horrendo espetáculo promovido, hoje, por Bolsonaro, ele não pode ser mais presidente de uma das maiores democracia do mundo ou o Brasil não pode mais se dizer integrante do grupo de países democráticos.
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 18, 2022
“O Brasil passa vergonha diante do mundo”, afirmou Simone Tebet.
Nesse papo de fraudes nas eleições, creio que só o Amoedo tem o direito de questionar o TSE a respeito, afinal, todo mundo jura por Deus que votou nele no primeiro turno.
Bolsonaro precisa ser demovido do cargo e jogado na lata de lixo da história.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) July 18, 2022