brasil terá 37

Quantos ministérios existem em outros países?

Argentina, Colômbia, Equador, México e Uruguai contam com menos de 20 ministérios, cada um deles. O que faz o novo governo do Brasil insistir nesta ampliação?

Quantos ministérios existem em outros países?
(Crédito: IPhan)

Chamou a atenção de muita gente o aumento do número de ministérios no novo Governo Lula.  Ao todo, o novo governo terá 37 ministérios. Atualmente, são 23. O aumento é alvo de críticas, principalmente, por parte de bolsonaristas.

Publicidade

Como, por exemplo, do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), que falou dos custos da ampliação do número de ministérios. Em um post nas redes sociais, Nogueira afirmou que as novas pastas deverão ter um gasto adicional anual de R$ 500 milhões.

“O PT, com sua contabilidade criativa de sempre, diz que 14 NOVOS ministérios não vão criar novos gastos. Será mesmo? Basta uma breve conta para ver que na prática a história é outra. Os 14 novos ministérios vão custar R$ 500 milhões a mais por ano. E quem paga a conta é você”, escreveu Nogueira. “Estamos falando de 14 novos ministérios: o valor total pode chegar a meio bilhão de reais/ano. 2 bilhões de reais em 4 anos, com todo o custo pago por você. E tudo isso sem garantia de entrega, somente de despesa. Gastar mais para entregar menos”, afirmou o ministro na publicação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Ciro Nogueira (@cironogueira)

Argentina, Colômbia, Equador, México e Uruguai contam com menos de 20 ministérios cada. E, a tendência é de enxugar cada vez mais a máquina pública.

Publicidade

Gabriel Boric, presidente do Chile, já manifestou interesse em diminuir os ministérios e fazer fusões. No Uruguai, governado por cinco partidos, em uma coalizão que tem à frente o presidente de centro-direita Luis Lacalle Pou, o Executivo é formado por 14 ministérios.

De volta ao Brasil, o presidente eleito Lula já se manifestou afirmando que não faria um governo de revanches, mas que precisa de uma frente ampla para vencer o bolsonarismo. E, isso passa por ministérios.

Não será um governo do PT. Tem muita gente que nunca foi do PT e participou do meu governo, e vai ser assim”,disse Lula

Publicidade

Em conversa com jornalistas o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, deixou claro que apesar do aumento de pastas, o custo do executivo federal continuará o mesmo.

“A delegação que o presidente me deu foi ampliar para 37 ministérios sem elevar o número de cargos, e sem elevar os custos com isso. Apesar de alguns duvidarem disso, nós conseguimos fazer. Temos a boa notícia que já está concluído, e já está feito, sem haver criação de cargos, exceto, porque a lei exige, nos cargos dos ministros.”, garantiu Costa.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.