BRAÇO-DIREITO DE MICHELLE

Quem é Agustin Fernandez? Maquiador é amigo da família Bolsonaro

Empresário anunciou que irá lançar linha de cosméticos que leva o nome da ex-primeira-dama.

Quem é Agustin Fernandez? Maquiador é amigo da família Bolsonaro
Agustin e Michelle publicaram primeira foto de ensaio de divulgação de linha de cosméticos (Crédito: Reprodução/ Instagram)

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro irá lançar uma linha de cosméticos junto de seu melhor amigo, o maquiador e empresário Agustin Fernandez. O anúncio dos produtos foi feito pelo próprio maquiador durante uma entrevista ao canal Jovem Pan, onde também falou de sua amizade com Michelle.

Publicidade

No início do ano, a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro já havia feito propaganda de produtos da loja de Fernandez e causou alvoroço nas redes sociais. A nova aparição da dupla acontece agora para a divulgação da linha que leva o nome e a imagem de Michelle com escolhas feitas por ela própria conforme explicado pelo empresário.

A amizade entre Michelle e Agustin não começou com a aliança profissional. Desde as eleições de 2018 o maquiador se declara apoiador de Bolsonaro na presidência e há cerca de quatro anos acompanha a ex-primeira-dama em eventos oficiais, além de ser amigo pessoal fora do alcance das câmeras.

Quem é Agustin Fernandez

Nascido no Uruguai, Agustin Fernandez começou a fazer sucesso no Brasil quando morava em Florianópolis, em Santa Catarina. Sua forma inusitada de se apresentar como um maquiador, homossexual, de maquiagem e barba fez com que seu nome começasse a aparecer cada vez mais na internet em 2014. Desde então, ele desenvolve uma marca de cosméticos e joias, além de já ter promovido diversos cursos de automaquiagem e projetos sociais com pacientes em quimioterapia.

Em 2018, durante a campanha eleitoral da qual Jair Bolsonaro saiu vitorioso, Agustin declarou seu apoio ao presidente eleito naquele ano e, mais uma vez, chamou a atenção nas redes sociais. A partir de então, a amizade com a família Bolsonaro cresceu cada vez mais e culminou na proximidade entre ele e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Publicidade

Durante a entrevista no canal Jovem Pan, ele comentou brevemente sobre sua situação na comunidade LGBTQIA+ desde que passou a se posicionar ao lado da família Bolsonaro. As críticas tomaram força especialmente devido aos comentários homofóbicos do ex-presidente publicamente.

Segundo ele, os convites para entrevistas e aparições em programas de televisão e meios de comunicação em geral se tornaram cada vez mais escassos. Na ocasião, Fernandez culpou a falta de união da direita e da mídia conservadora que não se move para promover os apoiadores da mesma linha ideológica.

Agustin foi visto em diversos momentos ao lado de Michelle Bolsonaro. Um deles causou polêmica, durante uma viagem a Israel, junto da ex-primeira-dama, quando ele chegou a postar as supostas mensagens de confirmação do pagamento de passagens aéreas e reservas de hotel para provar que ele mesmo teria arcado com as despesas.

Publicidade

O maquiador e empresário também acompanhou Michelle na viagem ao Reino Unido para acompanhar o funeral da Rainha Elizabeth II. Na ocasião, ele postou detalhes das roupas utilizadas pela então primeira-dama e posou ao seu lado antes que ela fosse cumprir a agenda de compromissos após a morte da monarca.

Além da divulgação da campanha para a nova linha de cosméticos de Michelle Bolsonaro, a última aparição de Agustin junto da família Bolsonaro foi há cinco dias, quando acompanhou a amiga em viagem aos Estados Unidos para visitar o marido. Ele aproveitou para posar ao lado do casal Bolsonaro com uma imagem de vela e o boné “Make America Great Again” (em português, “Faça da América Grandiosa Novamente”), muito utilizado por Donald Trump e seus apoiadores.

Publicidade

Esta última viagem também causou polêmica mas desta vez para Michelle, especialmente após o episódio das joias recebidas de autoridades da Arábia Saudita. Ela foi vista em uma loja da Prada, o que gerou críticas depois de ter pedido ajuda para cuidar de dois cães que havia resgatado no Brasil. De acordo com Agustin, na entrevista desta segunda-feira (20), era ele quem estava fazendo compras.

Em entrevista à Folha de S. Paulo no ano passado, Agustin afirmou que se identifica como uma “uma bicha, maquiada, com barba, que frequenta igreja evangélica” além de “bolsonarista”.

* Sob supervisão de Lilian Coelho 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.