Doe, Ajude

Congresso iluminado em vermelho lembra Dia Mundial do Doador de Sangue

Em 2022, cidades como Brasília e São Paulo emitiram alertas sobre o baixo estoque nos hemocentros e pediram a ajuda de doadores voluntários.

Congresso iluminado em vermelho lembra Dia Mundial do Doador de Sangue
Em 2022, algumas capitais registraram uma queda no número de doadores de sangue (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Congresso Nacional será iluminado em vermelho noite desta terça-feira (14), em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e enfatiza a importância das transfusões para a saúde pública global.

Publicidade

Em 2022, cidades como Brasília e São Paulo emitiram alertas sobre o baixo estoque nos hemocentros e pediram a ajuda de doadores voluntários. De acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em janeiro deste ano, Baixos estoques de hemocentros levaram Brasília e São Paulo a emitir alertas. Em janeiro, Brasília teve a pior média de bolsas de sangue coletadas por dia em dois anos: 127.

Para ser doadora, a pessoa precisa cumprir alguns pré-requisitos, como pesar acima de 50 quilos, não ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes da transfusão e não ter tido malária, entre outros. A lista completa pode ser consultada no site do hemocentro.

*Com informações da Agência Senado

(Agência Brasil)

Publicidade