Diabetes: mundo registra aumento da doença após a pandemia

pandemia-reduz-atividade-fisica-de-quase-60%-das-pessoas-com-diabetes

O mundo atingiu, em 2020, a meta prevista para 2030 no número de pessoas com diabetes. Nos dois últimos anos o aumento foi de 16%, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes. 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Uma data que serve para refletir sobre os riscos que a doença pode trazer à população.

Publicidade

O medo de se expor ao vírus fez com que muitos deixassem de realizar exames periódicos. A mudança de rotina durante a pandemia trouxe, para muita gente, uma forma errada de se alimentar, além de estresse e sedentarismo. Gatilhos que podem ser determinantes para o surgimento do diabetes.

diabetes cresce no mundo
(Crédito: Agência Brasil)

A doença aparece quando há produção insuficiente de insulina nas células do pâncreas. As causas podem ser variadas, como obesidade, medicações ou fatores hereditários.

Para a Geriatra Daniela Gomez, Coordenadora de Saúde da Sociedade Beneficente Alemã, é preciso uma mudança de estilo de vida para evitar o surgimento da doença.

Publicidade

“É importante desde o início, desde o diagnóstico, começar um plano terapêutico para manter a glicemia dentro da meta para reduzir os eventos adversos relacionados à doença”

Daniela Gomez, Geriatra da SBA

De acordo com a geriatra, a combinação alimentação de qualidade e exercícios físicos continua sendo a melhor receita. Exames devem ser feitos de forma regular.