Ataques aéreos e de artilharia foram registrados em Gaza, enquanto tropas de Israel, apoiadas por tanques, pressionavam o enclave palestino com uma ofensiva terrestre que provocou mais apelos internacionais para que os civis sejam protegidos. O ofensiva ocorreu na madrugada desta segunda-feira (30).
As Forças Armadas israelenses disseram que atingiram mais de 600 alvos do grupo radical islâmico Hamas nos últimos dias, à medida que expandem as operações terrestres na Faixa de Gaza, onde os civis palestinos estão em extrema necessidade de combustível, alimentos e água potável, com a guerra entrando em sua quarta semana.
“As tropas das forças de Israel mataram dezenas de terroristas que formavam barricas em prédios e túneis e tentaram atacar as tropas”, disse um comunicado militar.
Israel iniciou uma grande investida em Gaza na sexta-feira (27) e reiterou os apelos para que os civis se desloquem do norte do pequeno enclave costeiro para o sul, enquanto tenta erradicar os membros do Hamas que, segundo o país, estão escondidos em um labirinto de túneis sob a cidade de Gaza.
No que parece ser um esforço para isolar a cidade, as forças israelenses realizaram dezenas de ataques aéreos no lado leste, disseram os moradores, e alguns relataram som de tanques em meio a uma intensa troca de tiros.
A guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas já matou cerca de 9,7 mil pessoas: 8,3 mil palestinas e 1,4 mil israelenses.
🇮🇱 More images of the Israeli army operating in the Gaza Strip. #FreeGazazFromHamas pic.twitter.com/kWkpXtzMC7
— Eretz Israel (@EretzIsrael) October 28, 2023