política de privacidade

Governo proíbe Meta de usar dados de usuários para treinar inteligência artificial

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados impôs nesta terça-feira (2) uma multa diária de R$ 50 mil caso a Meta não suspenda a prática

A Meta anunciou mudanças na política de privacidade que preveem o uso de dados dos usuários para treinamento de IA.
Meta anunciou mudanças na política de privacidade que preveem o uso de dados dos usuários para treinamento de IA – Crédito: Canva

A Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, entrou em um conflito regulatório com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil. O conflito surge após a empresa anunciar mudanças na política de privacidade, em que preveem o uso de dados dos usuários para treinamento de suas ferramentas de inteligência artificial.

Publicidade

A ANPD, após receber alertas de diversas organizações, incluindo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), impôs nesta terça-feira (2) uma multa diária de R$ 50 mil caso a Meta não suspenda essa prática, qualificando-a como um risco iminente aos direitos fundamentais dos usuários.

Em nota, a Meta disse estar “desapontada” com a decisão da autoridade nacional e defendeu que a abordagem da empresa para a inteligência artificial está de acordo com a legislação brasileira. “Treinamento de IA não é algo único dos nossos serviços, e somos mais transparentes do que muitos participantes nessa indústria que têm usado conteúdos públicos para treinar seus modelos e produtos”, diz o comunicado.

“Nossa abordagem cumpre com as leis de privacidade e regulações no Brasil, e continuaremos a trabalhar com a ANPD para endereçar suas dúvidas. Isso é um retrocesso para a inovação e a competividade no desenvolvimento de IA, e atrasa a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil”, prossegue a Meta.

Publicidade

Passo a passo para desativar a coleta de informações da Meta

Diante da polêmica, é importante saber como usuários podem proteger seus dados. A Meta oferece opções menos intuitivas para que os usuários possam desativar a coleta de informações. Vejamos o passo a passo simplificado para desativar essa função no Instagram:

  1. Abra a página Configurações e atividade no Instagram
  2. Role até o final da página e clique em Sobre
  3. Selecione Política de privacidade
  4. Clique nos três traços localizados no canto superior direito
  5. Selecione Outras políticas e artigos e, imediatamente, em Como a Meta usa informações para recursos e modelos de lA generativa
  6. Vá até o fim da página e clique em direito de se opor, que está em destaque azul
  7. Preencha o formulário

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.