INOVAÇÃO

OpenAI anuncia nova ferramenta de pesquisa: SearchGPT

A ferramenta está disponível apenas para cerca de 10 mil usuários convidados, que poderão dar feedback para possíveis melhorias

O SearchGPT está disponível apenas para cerca de 10 mil usuários convidados, que poderão dar feedback para possíveis melhorias.
Ainda não há data de lançamento da nova função – Créditos: Getty Images

A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou o lançamento do seu próprio site de busca, o SearchGPT. Essa nova função permitirá aos usuários realizar pesquisas de textos, sites e imagens usando inteligência artificial. O SearchGPT promete ser um “Google da OpenAI“, trazendo uma barra de pesquisa onde os usuários podem digitar suas dúvidas e receber respostas em textos, imagens ou cards de informação.

Publicidade

O diferencial do SearchGPT em relação a outros buscadores é a inclusão de um campo de contexto. Isso significa que a ferramenta acumula o conhecimento das buscas anteriores, criando uma experiência de interação contínua, semelhante a um diálogo entre pessoas.

Segundo a própria empresa, a ferramenta se destaca pela combinação de IA avançada e informações produzidas por pessoas reais. Fábio de Miranda, professor e coordenador do curso de Ciência da Computação do Insper, explicou que a junção de conteúdo de IA e produzido por pessoas tem funcionado no mercado. “A estratégia de juntar primeiro informações reais e pedir para o LLM ou IA resumir está se consolidando como vencedora”.

Utilizar um mecanismo de busca clássico aliado à IA parece ser a fórmula para oferecer um serviço de pesquisa eficaz. Eduardo de Rezende Francisco, da FGV EAESP, concorda que a entrada da OpenAI no ramo reforça uma nova geração de buscas na web. “Isso vai significar uma mudança radical na forma como as pessoas buscam coisas na internet”, ressalta Francisco.

Por enquanto, a OpenAI está distribuindo o SearchGPT para cerca de 10 mil usuários convidados para feedback. Há uma lista de espera no site da ferramenta para quem quiser participar dos testes. A empresa ainda não anunciou uma data para o lançamento global do site de buscas, mas espera integrar a plataforma ao ChatGPT em breve.

Publicidade

Como funciona o SearchGPT?

O funcionamento do SearchGPT difere bastante dos mecanismos tradicionais de busca. Ao invés de apresentar uma lista de links, as respostas são agrupadas e organizadas, incluindo links de referência ao conteúdo original.

As informações são apresentadas em tempo real, de forma orgânica, e as respostas, segundo a OpenAI, serão mais precisas e baseadas em fontes reais.

O Google também lançou recentemente o AI Overviews, uma ferramenta que utiliza IA nas buscas, mas que ainda enfrenta desafios em precisão e adoção pelo público. Buscadores como a Perplexity AI, que também utilizam IA para funcionar, estão de olho nesse mercado.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.