SEGURANÇA ÀS MULHERES

Painel em ponto de ônibus que ‘conversa’ com pessoas chegará a São Paulo e Rio

Alguns destes equipamentos eletrônicos já foram instalados em Campinas (SP); a ideia é transformar a espera pelo transporte público mais segura

Painel em ponto de ônibus que 'conversa' com pessoas chegará a São Paulo e Rio
O painel eletrônico é instalado em ponto de ônibus para dar mais segurança a qualquer pessoa que se sentir em risco (Crédito Foto: Reprodução)

Um painel que fala com pessoas no ponto de ônibus chegará agora a São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores metrópoles brasileiras.

Publicidade

Equipado com câmera noturna, microfone e internet, o equipamento detecta a presença de indivíduos e interage com eles por chamada de vídeo. A ideia de transformar a experiência nas paradas de ônibus mais seguras, principalmente para mulheres, viralizou ao ser implantada em Campinas, cidade a 90 km da capital paulista.

A tecnologia deve chegar já em agosto a São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda em fase de negociação com marcas parceiras, o equipamento será expandido para cem pontos considerando as três cidades.

Idealizado em parceria pela Eletromidia e a agência AlmapBBDO, o “Guarded Bus Stop” funcionou durante o mês de abril em cinco pontos de ônibus na cidade de Campinas. Durante o programa piloto, foram realizadas, em média, 150 chamadas a cada noite.

Como funciona o painel?

Os outdoors de chão tradicionais, também chamado de MUB’s, foram substituídos por uma versão de alta tecnologia. Durante o dia, são exibidas propagandas tradicionais. Durante a noite, entretanto, a tela se transforma em um ponto de comunicação ao vivo.

Publicidade

Os MUBs estão equipados com internet 5G, câmera noturna Full HD, microfone e tela sensível ao toque que permitem a interação em tempo real com os passageiros. Quando detecta que uma pessoa está sozinha no local, o MUB exibe uma mensagem em texto: “Você precisa de companhia até o ônibus chegar?”, acompanhado de um botão de “Peça Agora”.

Se a companhia for requisitada pela usuária (ou usuário), uma ligação de vídeo se inicia com uma atendente da empresa. A especialista aparece na tela atuando como acompanhante digital. Desta forma, “a pessoa não está mais sozinha” enquanto o ônibus esperado não passar no ponto. Ao finalizar a chamada, o aparelho volta a exibir um anúncio normalmente.

O projeto é destinado principalmente às mulheres com o intuito de fornecer mais segurança, enquanto estão sozinhas nos pontos de ônibus.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.