NOVA FEBRE

“Fallout”: conheça a franquia de games que inspirou a série

Os quatro últimos jogos apareceram no top 10 de mais vendidos da Europa na última semana

Os quatro últimos jogos apareceram no top 10 de mais vendidos da Europa na última semana, sendo Fallout 5 o primeiro da lista.
A série de televisão alavancou a popularidade da franquia Fallout – Créditos: Divulgação

No último dia 10, estreou na Amazon Prime Video a série de televisão “Fallout“, que reviveu a franquia de jogos de mesmo nome que inspirou a produção. O impacto do lançamento foi tão grande, quee os quatro últimos jogos da série apareceram no top 10 de mais vendidos da Europa na última semana. Fallout 4, que foi lançado em 2015, ficou no topo da lista.

Publicidade

A conta oficial do jogo, inclusive, divulgou em suas redes um guia que a empresa criou para os novos jogadores, que tiveram interesse na franquia após a série. Confira:

Publicidade

O crescente interesse dos jogadores por games que foram adaptados para o cinema e a televisão já havia sido observado com títulos como “Cyberpunk 2077″ após o sucesso da série “Cyberpunk: Mercenários” na Netflix, os jogos do Mario após “Super Mario Bros. – O Filme“, e especialmente a franquia “The Last of Us” após o lançamento da série da HBO (agora Max).

A Bethesda, responsável pelos últimos jogos da série Fallout, reforçou essa tendência oferecendo descontos de até 80% em títulos da franquia em várias plataformas. Além disso, anunciou o lançamento de uma atualização gratuita de “Fallout 4” para a nova geração de consoles e PCs, programada para o dia 25.

História da Fallout

O jogo inaugural da série “Fallout” foi lançado pela extinta Interplay em 1997, sob desenvolvimento do também falido estúdio Black Isle. Concebida por Tim Cain e Leonard Boyarsky, a série de RPGs se desenrola em uma realidade alternativa onde a Guerra Fria não teve fim e desencadeou um apocalipse nuclear em 2077.

Publicidade

Para escapar das bombas atômicas, poucos privilegiados se refugiaram em abrigos subterrâneos construídos pela Vault-Tec Corporation em colaboração com o governo dos EUA. Os menos afortunados pereceram ou se transformaram em ghouls, uma raça mutante de aparência grotesca.

Entretanto, os estragos não se limitaram aos humanos. O planeta sofreu drásticas mutações devido à radiação, transformando a Terra em um lugar hostil, habitado por seres mutantes e milícias armadas.

Apesar do ambiente sombrio e violento, a série se destaca por enredos e personagens inventivos e, ocasionalmente, humorísticos. A estética dos anos 1950 presente durante o jogo contribui para criar uma atmosfera retrofuturista única e cativante.

Publicidade

Os principais jogos da série geralmente colocam o jogador no papel de um habitante de um dos numerosos abrigos subterrâneos espalhados pelos EUA, que, por diversas razões, é compelido a explorar o mundo exterior.

Os dois primeiros jogos da série (Fallout e Fallout 2) têm como cenário o sul da Califórnia, mesma localização escolhida para a série da Amazon.

Por outro lado, Fallout 3, o primeiro jogo da série desenvolvido pela Bethesda — que ressuscitou a franquia em 2008 após uma década sem lançamentos — se passa na região de Washington DC. O spin-off Fallout: New Vegas, criado pela Obsidian, tem Las Vegas como pano de fundo, como o próprio nome sugere. Enquanto isso, Fallout 4 se ambienta na Costa Leste dos EUA, especificamente no estado de Massachusetts.

Publicidade

No entanto, a saga de Fallout está longe de terminar. A série foi renovada para mais uma temporada, e Todd Howard, diretor da Bethesda, anunciou que a produção de Fallout 5 está prevista para iniciar em um futuro próximo.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.