primeira-dama

Janja: “Meu papel é de articuladora, de quem fala sobre políticas públicas”

Socióloga discutiu sua função enquanto esposa do presidente Lula; algumas falas geraram reações na internet

janja
Janja falou sobre seu papel como primeira-ministra em entrevista – Créditos: Reprodução

A primeira-dama Janja Lula da Silva disse que seu papel no governo é de articuladora, e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe dá “total autonomia” para exercer sua função. Durante uma entrevista à BBC, ela também afirmou que não existe uma “linha de hierarquia” com o marido.

Publicidade

Desde a campanha, [eu] disse que queria remodelar este papel de primeira-dama – a esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas, esse não é o meu perfil. O meu é o papel de articulador, de quem fala sobre políticas públicas. Podemos estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”, explicou. A conversa com a emissora, divulgada no último sábado (13), foi sobre primeiras-damas na América Latina.

Atitudes polêmicas de Janja

Em setembro de 2023, enquanto o presidente Lula se recuperava de um procedimento médico, Janja viajou até o Rio Grande do Sul para acompanhar as devastações causadas por fortes chuvas no Estado. Na época, alguns brasileiros estranharam esse comportamento, afirmando que a primeira-dama estava começando a ocupar a função de Geraldo Alckmin como vice-presidente.

A socióloga participa dos encontros organizados por Lula desde a época da pré-campanha, em 2021. Após a eleição do presidente, ela começou a marcar presença em mais viagens e assumir algumas responsabilidades eventuais.

Muitos internautas não concordaram com o raciocínio expressado pela primeira-ministra. Confira algumas respostas à sua fala:

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.