discurso nos eua

Bolsonaro diz que governo faz ‘busca incansável’ por desaparecidos na Amazônia

Declaração do presidente ocorre em meio a pressão internacional por mais empenho nas buscas por Phillips e Pereira.

bolsonaro-diz-que-governo-faz-busca-incansavel-por-desaparecidos-na-amazonia
Jair Bolsonaro durante a IX Cúpula das Américas (Crédito: Mario Tama/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (10), durante a IX Cúpula das Américas, que o governo brasileiro está fazendo uma “busca incansável” pelo jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, que estão desaparecidos desde domingo (5) na Amazônia.

Publicidade

“Desde o último domingo, quando tivemos informação que dois cidadãos – um britânico, Dom Phillips, e um brasileiro, Bruno Araújo – desapareceram na região do Vale do Javari, desde o primeiro momento, naquele mesmo domingo, nossas Forças Armadas e a Polícia Federal têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida”, disse Bolsonaro.

A declaração do presidente sobre o caso ocorre em meio a pressão internacional por mais empenho nas buscas por Phillips e Pereira. Mais cedo nesta sexta, o Alto Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu ao governo brasileiro que “redobre” os recursos e esforços disponibilizados nas operações de busca. A porta-voz da agência da ONU, Ravina Shamdasani, criticou a demora do governo brasileiro para iniciar as buscas.

Na quinta (9), manifestações ocorreram em Londres, no Reino Unido, e em Los Angeles., nos Estados Unidos, para cobrar respostas do governo brasileiro sobre o desaparecimento do jornalista e do indigenista.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.