Em Brasília

Lula critica ‘apagão científico’ do governo Bolsonaro e diz que destinará recursos do pré-sal para pesquisas

O candidato do PT à Presidência da República participou da 74ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UnB.

Lula critica 'apagão científico' do governo Bolsonaro e diz que destinará recursos do pré-sal para pesquisas
A SBPC acontece até o dia 30 de julho na Universidade de Brasília (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

Nesta quinta-feira (28), o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve na Universidade de Brasília (UnB) para participar da 74ª reunião anual da Sociedade Brasileiras para o Progresso da Ciência (SBPC).

Publicidade

Durante o encontro com cientistas e pesquisadores de todo o país, Lula voltou a criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), e disse que vivemos um “apagão científico”:

“O resultado mais trágico desse apagão científico que estamos sofrendo hoje são os quase 680 mil brasileiros mortos pela Covid. Muitos deles porque o atual presidente ignorou todas as recomendações da comunidade científica, chegando ao cúmulo de boicotar as vacinas, que salvaram milhões de vidas ao redor do mundo”, afirmou, em seu discurso, o candidato do PT.

Lula ainda disse que em governo, caso eleito, direcionará recursos do Fundo Social do Pré-Sal para as áreas de pesquisas no Brasil:

“Os orçamentos das agências de fomento federais, destacadamente os do CNPq, FINEP e CAPES devem ser recuperados e ampliados a partir dos patamares mais elevados alcançados nos governos do PT.”

Publicidade

Na reunião, os pesquisadores e cientistas pediram que os recursos do chamado “orçamento secreto” sejam aplicados na educação e na pesquisa do país. Neste momento, Lula criticou novamente as emendas de relator e disse que acabará com o mecanismo caso seja eleito:

“Fizeram um tremendo carnaval com o mensalão e hoje estão aprovando o orçamento secreto, que é a maior excrescência da política orçamentária do país”, concluiu o candidato do PT.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.