ingredientes tóxicos

Indonésia proíbe venda de xaropes para tosse após morte de 99 crianças

A decisão permanecerá até que as autoridades concluam o processo de investigação sobre os xaropes médicos.

indonesia-proibe-venda-de-xaropes-para-tosse-apos-morte-de-99-criancas
A OMS também determinou a suspensão de xaropes (Créditos: Reprodução/ Freepik)

A Indonésia suspendeu a venda de todos os xaropes e medicamentos líquidos após a morte de 99 crianças e um aumento nos casos de lesões renais agudas. A proibição foi anunciada no país nesta quarta-feira, pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

A decisão permanecerá até que as autoridades concluam o processo de investigação sobre os xaropes médicos não registrados suspeitos de conter ingredientes tóxicos. Mohammad Syahril, porta-voz do Ministério da Saúde, afirmou que os 206 casos de lesões renais agudas em crianças, além das 99 mortes, estão sendo investigados.

“Como precaução, o ministério pediu aos profissionais de saúde nas unidades de saúde que não prescrevam medicamentos líquidos ou xaropes temporariamente”, disse ele.

“Também pedimos que as drogarias interrompam temporariamente todas as vendas de medicamentos líquidos sem receita ou xaropes até que nossas investigações sejam concluídas”, acrescentou.

Em Gâmbia, na África Ocidental, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vinculou quatro xaropes para tosse feitos na Índia à morte de até 70 crianças que sofrem de insuficiência renal aguda.

Publicidade

O ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, disse que etilenoglicol e dietilenoglicol, que são substâncias encontradas em produtos como anticongelante, tintas, plásticos e cosméticos, foram detectadas em xaropes encontrados nas casas de alguns pacientes infantis. “[Os produtos químicos] não deveriam estar presentes”, disse Budi.

Ao vivo no #FalaBrasil: venda de xaropes, que teria causado a morte de 100 crianças, é suspensa na Indonésia

➡️ Assista no @SigaPlayPlus: https://t.co/s97dShrAKf pic.twitter.com/Od3QMGUg3d

Publicidade

— Fala Brasil (@falabrasil) October 20, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.