Uma reunião entre os países que compõem a União Europeia (UE) não conseguiu definir um teto para o preço do petróleo bruto russo comprado pela Europa. Segundo uma reportagem da CNN Brasil, alguns diplomatas disseram que a Polônia não aceitou as condições propostas pelo G7 para diminuir o financiamento da invasão na Ucrânia.
“Não há acordo. Os textos legais já foram acordados, mas a Polônia ainda não concorda com o preço”, afirmou um diplomata. A próxima rodada de negociações ainda não tem data definida, embora a política de teto de preços entre em vigor no dia cinco de dezembro.
Segundo a CNN, diplomatas poloneses disseram que, se não houver acordo sobre o preço do petróleo, a União Europeia implementaria medidas negociadas em maio. Estas medidas são mais severas e propõem a proibição de todas as importações de petróleo bruto russo a partir de 5 de dezembro.
“Os poloneses são totalmente inflexíveis quanto ao preço, sem sugerir uma alternativa aceitável. Claramente há uma irritação crescente com a posição polonesa”, disse um diplomata da UE.
A Hungria e mais dois países da Europa Central que não têm acesso ao litoral já garantiram sua isenção da proibição, pois são extremamente dependentes do petróleo russo.
A partir de 5 de dezembro, as importações de petróleo russo por via marítima não serão permitidas na UE
Além disso, as empresas sediadas na UE não poderão fornecer serviços de seguro e transporte marítimo para cargas de petróleo russas com destino a qualquer parte do mundo
— Allan Bernart (@Carteira_Global) November 27, 2022