BOLSONARISTAS CRIMINOSOS

“Festa da Selma”: entenda o código usado por manifestantes para planejar ataques

Selma foi a cidade do Alabama onde os supremacistas brancos e a polícia promoveram um massacre contra os negros que faziam manifestações contra o racismo.

festa-da-selma-entenda-o-codigo-usado-por-manifestantes-para-planejar-ataques
Atos antidemocráticos em Brasília (Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Criminosos que estiveram na Esplanada dos Ministérios no domingo (08), utilizaram “Festa da Selma” como um código específico para combinar as invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília. A palavra “Selma” é uma alusão à “selva”, utilizada pelos militares brasileiros.

Publicidade

De acordo com a Agência Pública, há dias bolsonaristas utilizavam livremente o termo nas redes sociais abertas, que aparece em postagens do Twitter, Tiktok e Facebook, mostrando um certo grau de organização dos convocantes. A Agência fez um levantamento dessas plataformas.

Um dos primeiros a convocar pessoas à “Festa da Selma” foi o perfil @Fernand58617686 (excluído). No vídeo, extremistas já diziam que sábado (07) seria a “pré-festa da Selma”. Enquanto isso, outros postavam mapas da Praça dos Três Poderes, lugar que ocorreria a invasão.

Uma das contas mais ativas na divulgação da palavra foi de uma usuária identificada como “Vanessa”. No @Vanessasdireita, pró-Bolsonaro, foram realizadas ao menos 57 publicações utilizando a expressão. O perfil da apoiadora do ex-presidente apresenta indícios de automatização e tem mais de 14,3 mil tuítes publicados em cerca de dois meses.

Este massacre deu origem ao filme “Selma – Uma Luta Pela Igualdade”, que mostra a real condição vivida pelos negros dos Estados Unidos há 50 anos. O ativista Martin Luther King Jr. organizou uma série de manifestações pacíficas pedindo o direito de voto aos negros e reivindicando uma série de direitos básicos.

Publicidade

Com o segundo maior número de interações, está o perfil @SianoAker. De acordo com a apuração da Pública, o usuário utilizou o termo 41 vezes. Em uma delas, afirmou: “A festa da Selma não tem dia para termina”. 

O código também foi utilizado juntamente à hashtag #BrazilianSpring (Primavera Brasileira, em inglês). Termo apropriado de movimentos dos países árabes – Primavera Árabe.

Publicidade

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.