ação criminosa

35 ônibus são incendiados após morte de miliciano no RJ; Entenda

Matheus Rezende, o Faustão, foi baleado na comunidade Três Pontes. Ele era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia

ônibus-incendiados
(Crédito: Reprodução)
Os ataques a ônibus começaram após a morte de um miliciano na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde esta segunda-feira (23). Matheus da Silva Rezende, conhecido como ‘Faustão’, foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil. O miliciano era apontado como o número 2 na hierarquia comandada chefe da milícia Zinho, na comunidade Três Pontes.

Um menino de 10 anos foi atingido de raspão no mesmo tiroteio, segundo familiares. Ele foi levado para a UPA de Paciência, e liberado após atendimento.

Publicidade

Consequências

Segundo o Rio Ônibus, 35 coletivos foram queimados a mando de criminosos na região. Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra e Campinho.

Publicidade

As aulas foram suspensas em 32 escolas públicas da região. Em algumas, alunos e professores que estavam nos colégios permaneceram para se manterem em segurança.

Avenida Brasil

A principal via expressa do Rio, Avenida Brasil, chegou a ser fechada, um ônibus ficou atravessado na pista.

Governador do RJ

O governador Cláudio Castro parabenizou a ação da Polícia Civil contra o crime organizado. “Não vamos parar. Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários”, afirmou Castro.

Publicidade

“Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como ‘homem de guerra’ do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!”

BRT

O Centro de Operações Rio (COR-Rio) informou que o primeiro ônibus que pegou fogo estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.

Publicidade

Segundo a MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT, o corredor Transoeste estavam circulando apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto – Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada – Parador).

Segundo o órgão da Prefeitura do Rio, a atuação criminosa provoca reflexos nos bairros: Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Magarça.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.