Após a descoberta do furto de 54 notebooks de uma escola na Zona Sul de São Paulo, o Centro Paula Souza, que administra a Etec (Escola Técnica Estadual), determinou , mais uma vez, o afastamento do diretor da unidade, Mauro Araujo Gut. Dessa vez, por 180 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (31).
O sumiço dos notebooks na Etec Jornalista Roberto Marinho, em Cidade Monções, revelado pelo Metrópoles, foi descoberto em dezembro. Na época, Gut estava afastado por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de verbas a partir do agendamento de aulas falsas.
Em 12 de dezembro, a diretora interina, Priscila Ribeiro Brustelo de Souza, registrou um boletim de ocorrência sobre o furto dos notebooks. Aos agentes policiais, ela afirmou que percebeu o sumiço ao pedir para um funcionário ir até o depósito e pegar uma das máquinas para configurar uma impressora.
Um dos funcionários relatou à diretora que o antigo chefe da Diretoria de Serviços, o departamento que cuida de questões administrativas da unidade, teria feito um alerta ao antigo diretor do colégio, Mauro Gut, sobre o desaparecimento dos equipamentos em julho. E que ele, no entanto, não tomou providências.
Funcionários ouvidos pelo portal, sob condição de anonimato, afirmaram que os notebooks furtados foram recebidos pela instituição entre 2021 e 2023. Segundo os funcionários, de agosto para cá, o depósito em que eram armazenados os notebooks passou a ser um local de “extrema restrição”, que era acessado por pessoas ligadas à diretoria.
Pergunta que não quer calar!
Quando você é demitido ou pede demissão de uma firma, você leva um notebook e alguns celulares, esse ato é o que?
Resp.: ROUBO, APROPRIAÇÃO INDÉBITA, FURTO, ALIVIAR A FIRMA, ou SURRUPIAR?
— Gilberto Figueiredo (@KarlCascatinha) January 27, 2024