nova tecnologia

Após drones, óculos interativos serão utilizados por agentes em fiscalizações de trânsito

Tecnologia OCR dos óculos possibilita reconhecimento e leitura de placas, assim como envio de informações para base de dados

óculos
Óculos interativos serão utilizados por agentes em fiscalizações de trânsito – Crédito: Divulgação

Após a adoção de drones com ferramentas de apoio para fiscalizações de trânsito, o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) apresentou nesta quinta-feira (9) a nova tecnologia que deve ser implantada, inicialmente, em Campo Grande e Dourados.

Publicidade

Trata-se de óculos interativos baseados na tecnologia OCR (Optical Character Recognition ou  Reconhecimento Óptico de Caracteres, em tradução livre).

Ao fazer uso desta tecnologia, os agentes poderão escanear as placas dos veículos e, de imediato, enviar as informações coletadas para a base de dados do Detran, como foto do veículo, a placa e o monitoramento que foi realizado neste veículo.

A novidade foi apresentada durante evento na sede do Detran em Campo Grande, que inaugurou a reforma e ampliação do auditório que receberá o nome do servidor Antonio Carlos Mattos de Lima (in memorian).

O evento teve participação do governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), que foi convidado a experimentar a nova tecnologia de óculos OCR.

Publicidade

“Acredito que este é um grande instrumento de monitoramento, de controle, de segurança e que agora eu tenho colocado outro desafio para que a gente integre os centros integrados”, afirmou o governador.

“Então essa busca permanente pela melhoria do serviço público ela deve ser uma atenção de todas as instituições que trabalham no monitoramento ou na relação direta com o consumidor e com as pessoas”, completou.

Segundo o Detran, a implantação da tecnologia deve tornar as operações mais baratas, mais eficientes e com melhores resultados para a sociedade. Esta tecnologia é pioneira entre os Detrans do País e a intenção é utilizá-la inicialmente durante operações, como as de lei seca e operações rodoviárias.

Publicidade

Para usá-lo, o agente usa o óculos, que possui uma câmera OCR, que registra a imagem visualizada e ‘lê’ a placa do veículo. Apenas este movimento possibilita a busca por infrações, restrições, registro do veículo, tudo em tempo real.

Licitação contestada

No início do ano de 2023, o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou procedimento preparatório para investigar suspeita de direcionamento de uma licitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) para “prestação de serviços contínuos de gerenciamento eletrônico de trânsito”. A concorrência foi orçada em R$ 39,7 milhões.

Nesta licitação estava prevista a aquisição de diversas ferramentas para fiscalizar e monitorar o trânsito nas rodovias estaduais e nas 79 cidades do Estado e, dentre elas, estavam óculos interativos.

Publicidade

*Leia a reportagem completa em Mídiamax

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.