O procurador-geral da República, Augusto Aras, assinou nesta segunda-feira (4) uma portaria designando a subprocuradora-geral Lindôra Araújo para o cargo de vice-procuradora-geral da República.
Araújo substituirá Humberto Jacques de Medeiros, que pediu demissão após dois anos de trabalho, segundo informa o Ministério Público Federal. Embora a medida tenha efeito imediato, Medeiros seguirá contribuindo com a gestão efetivando a transição do trabalho.
Augusto Aras elogiou o trabalho de Medeiros. Disse que foi decisivo para “o sucesso da gestão, não apenas na frente finalística como também na esfera administrativa”. “Esperamos que, tão logo seja possível, ele possa retornar à gestão de forma mais próxima”, completou o PGR.
Humberto esteve à frente de parte dos casos criminais em andamento na Procuradoria-Geral da República, bem como atuou junto ao Conselho Superior do MPF e substituiu o PGR em várias frentes das múltiplas atribuições reservadas por lei ao chefe do Ministério Público da União (MPU).
Ele também integrou a equipe de Aras desde o início do primeiro mandato, em setembro de 2019. Inicialmente, foi vice-procurador geral eleitoral. Em março de 2020, passou a ocupar o posto de vice-PGR.
Lindôra Araújo também está na atual gestão desde o início. É coordenadora da Assessoria Jurídica Criminal no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.
Braço direito de Aras, a subprocuradora Lindôra Araújo foi promovida na PGR e chega a número 2 do órgão. Ano passado, ela levantou polêmica ao defender em ação contra Bolsonaro que não existe comprovação de que máscaras protegem contra o coronavírus https://t.co/58V1UasJi9 pic.twitter.com/P2gfRYU4IL
— Renato Souza (@reporterenato) April 4, 2022