Joana de "Malhação"

Atriz Ludmila Dayer tem esclerose múltipla; conheça os sintomas da doença

A esclerose múltipla atinge cerca de dois milhões de pessoas no mundo e no Brasil, mais de 30 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. 

atriz-ludmila-dayer-tem-esclerose-multipla-conheca-os-sintomas-da-doenca
Ludmila Dayer (Créditos: Reprodução/Instagram)

A atriz Ludmila Dayer, conhecida por interpretar Joana na sétima temporada de “Malhação”, no ano 2000, revelou nesta quarta-feira (28) o diagnóstico de esclerose múltipla. Ela contou sobre a doença durante uma transmissão ao vivo em seu Instagram. Segundo ela, a doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar).

Publicidade

A esclerose múltipla atinge cerca de dois milhões de pessoas no mundo e no Brasil, mais de 30 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central: pode prejudicar a visão, a fala, a audição e os movimentos.

Ludmila contou que cerca de dois anos atrás começou a se sentir muito mal. “Era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde”, disse na transmissão. “De repente, meu corpo começou a ficar esquisito.”

Em 2020, ela conta que começou a perder a cognição e visão e ter muita fraqueza. Durante um ano, ela enfrentou uma bateria de exames sem conseguir um diagnóstico. “Quando ninguém fala o que você tem, você acha que está ficando maluca”, disse.

No início do ano, ela foi então diagnosticada com esclerose múltipla, causada pelo vírus EBV. “Meu mundo caiu”, disse. “Eu estou no auge do meu trabalho, de projetos, estou começando a dirigir agora…”

Publicidade

 

Publicidade