A Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido de habeas corpus e mandou soltar os donos dos pitbulls que atacaram a escritora Roseana Murray, no início deste mês. Os tutores Kayky da Conceição Dantas, Ana Beatriz da Conceição Dantas e Davidson Ribeiro dos Santos estavam presos preventivamente.
De acordo com o desembargador relator, Gilmar Augusto Teixeira, os animais foram apreendidos, sendo assim, não há perigo de manter os tutores soltos. Conforme a decisão, proferida nesta quarta-feira (10), os pitbulls foram recolhidos pela Secretaria de Proteção Animal do município de Saquarema e não estão mais sob responsabilidade de seus tutores.
A Justiça também manteve a decisão de perda temporária da tutela dos animais pelo trio. Além disso, eles não poderão adquirir outros animais até o julgamento do mérito do habeas corpus. A expectativa da defesa é de que os tutores sejam soltos na quinta (11) ou na sexta-feira (12).
Relembre o caso
A escritora e poeta Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três pitbulls dos vizinhos. Ela estava caminhando em Saquarema, no Rio de Janeiro, na manhã de sexta-feira (5), quando o incidente aconteceu.
Seu estado de saúde é considerado grave, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, mas no momento não corre risco de morte. De acordo com o Hospital Estadual Alberto Torres, ela perdeu um dos braços e uma orelha.
Ela foi arrastada por cerca de cinco metros. Após o ataque, os três donos dos cães foram presos em flagrante por omissão de cautela e lesão corporal culposa. A Justiça decretou a prisão preventiva deles no dia 7 de abril.
Roseana é um dos nomes mais importantes da literatura infantil no Brasil. Ela tem livros publicados pelas maiores editoras do País, como Suspiros de Luz (Escarlate, selo da Companhia das Letras) e Jardins (Grupo Editorial Global).
A poeta também faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que inclui os melhores escritores de literatura infanto-juvenil do mundo. Ativa nas redes sociais, ela compartilha quase que diariamente com o público seu amor pelos livros e pela escrita.
* Sob supervisão de Lilian Coelho