Parceria com o facebook

Perfil Apresenta: Combate às Fake News – episódio 4 com Sleeping Giants Brasil

Leonardo Leal destaca a importância da descentralização do movimento e diz que a população pode fazer sua parte para combater as fake news.

Perfil Apresenta: Combate às Fake News – episódio 4 com Sleeping Giants Brasil
A cada semana uma nova conversa sobre o Combate às Fake News no Brasil

É segunda-feira (23) e está no ar mais um episódio da série Combate às Fake News  – uma parceria do Grupo Perfil Brasil com o Facebook. Neste quarto episódio da série, conversamos com o diretor executivo do grupo Sleeping Giants Brasil, Leonardo Leal, que conta como foi o começo do projeto no país e também ressalta a importância da transparência do dinheiro de anúncios na internet quando pensamos sobre desinformação.

Publicidade

“O Sleeping Giants [Brasil] surge por conta de uma pesquisa de TCC, minha e da Mayara [co-fundadora do movimento no país], durante a faculdade de Direito. Por conta da pandemia estava sem trabalhar e com as aulas suspensas, foi quando começamos a desenvolver este TCC sobre fake news. Acabei encontrando uma matéria do El País sobre o Sleeping Giants nos Estados Unidos e suas vitórias que conseguiu por lá: desmonetizar em 8 milhões de euros o Breitbart News, um dos principais sites de fake news. Também conheci o Sleeping na França, onde tinham acabado de conseguir a aprovação de uma emenda chamada ‘Sleeping Giants’ que obriga as empresas a deixarem públicos seus gastos em anúncios.”

Leonardo também falou sobre como, depois de sair do anonimato, lidou com discursos de ódio e ameaças na internet:

“A gente sabia que sofreria estes ataques. Logo nos primeiros momentos começamos a ser atacados com hashtags, mas ninguém conseguia identificar quem era o criador do perfil. E acho que isso foi muito importante, pois acabamos descentralizando o Sleeping Giants [Brasil]. Ele é um movimento, não é só Leonardo, Mayara ou a equipe que hoje cuida das redes.”

Publicidade

Confira a entrevista completa em nosso canal no YouTube. Todas as segundas, às 8 da noite!