O PT irá lançar a pré-candidatura de Luis Inácio Lula da Silva à presidência da República no dia 7 de maio. A data foi confirmada pela presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e pelo vice, deputado José Guimarães (CE), após reunião de membros da direção do partido realizada nesta segunda-feira (11).
Integrantes do partido acreditavam que o evento de lançamento poderia ocorrer ainda em abril, mais precisamente no dia 30. Segundo Guimarães, o adiamento atende a um pedido da direção nacional do PSOL, que estuda apoiar a chapa presidencial do PT já no primeiro turno das eleições.
A decisão do PSOL será anunciada justamente no dia 30 e, portanto, o PT decidiu adiar em uma semana o lançamento oficial da pré-candidatura de Lula. Até o fim do mês, a diretoria do PSOL deverá decidir os rumos do partido para este ano.
O evento de lançamento do dia 7 será exclusivamente voltado para à pré-candidatura de Lula, sem abarcar o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente. Isso, porque a chapa só será submetida ao referendo do próprio PT nos dias 4 e 5 de junho, no encontro nacional do partido. Na última sexta (8), o PSB já anunciou oficialmente a indicação de Alckmin como vice na chapa de Lula.
É o momento de reunir esforços e juntar forças para recuperar a democracia e a dignidade do povo. Eu, @geraldoalckmin, @ptbrasil e @psbnacional40 temos esse compromisso.
Vídeo: @ricardostuckert pic.twitter.com/zN7jIrVsov
— Lula (@LulaOficial) April 9, 2022