
Uma falha no sistema de energia interrompeu a circulação de trens da Linha 9-Esmeralda, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (30). Os usuários do transporte sobre trilhos enfrentam uma nova manhã de caos.
Segundo a ViaMobilidade, por conta de uma falha , desde as 6h19, os trens não circulam entre as estações Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Jurubatuba. Quatro estações foram fechadas: Mendes-Vila Natal, Grajaú, Primavera-Interlagos e Jurubatuba.
Em entrevista ao Bom Dia SP, o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, lamentou o ocorrido e pediu desculpas à população. Ele ainda acrescentou que o problema ocorreu na subestação da Cidade Dutra.
“Ele se deu por volta de 6h30, é uma subestação que alimenta os trens nessa região, não tenho maiores informações ainda sobre o problema elétrico na própria subestação. Nossos técnicos estão já presentes, atuando para a identificação”, explicou.
Histórico de falhas
Desde que o consórcio Via Mobilidade assumiu a linha 9-Esmeralda, em janeiro de 2022, foram identificados 109 problemas. A maior parte deles, 64, ocorreu no período da manhã. À tarde, foram 23 falhas e, à noite, 19. Destas 109 ocorrências de falhas na Esmeralda, 44 ocorreram entre as estações Socorro e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, representando 40% do total.
A ViaMobilidade é alvo de investigações por conta das inúmeras falhas no sistema. Esta semana, um porta-voz da empresa prestou esclarecimentos à Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do estado (Alesp).
A falha nos trens gerou críticas nas redes sociais:
Enquanto o governador Tarcísio fala aos quatro ventos que privatizar é a solução, o povo amarga mais uma vez o péssimo serviço oferecido pela Via Mobilidade. Mais uma vez o trem parou em horário de pico, novamente as pessoas tiveram que andar entre os trilhos. Reestatização já! pic.twitter.com/ifT0L4GDav
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 30, 2023
PALHAÇADA! Já passou da hora de rever essa concessão. É muita humilhação! A linha é privatizada pela Via Mobilidade, mas o serviço é de péssima qualidade! Basta! pic.twitter.com/V7KSrxoa3S
— Ediane Maria (@EdianeMariaMTST) June 30, 2023