Um avanço recente permitiu que os soldados russos abrissem uma vantagem na Ucrânia a menos de 20 km de Pokrovsk, que é um importante centro logístico e ainda habitado por aproximadamente 60 mil pessoas.
Presidente da Ucrânia se manifesta
Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, disse nesta quinta-feira (1º) que Pokrovsk era agora o principal alvo da Rússia.
Moscou reivindicou o controle de quatro vilas a leste de Pokrovsk na última semana. A Ucrânia não comentou sobre essas alegações.
Os soldados russos chegaram aos limites de Toretsk, onde o governador regional disse, há uma semana, que restavam apenas 3.500 pessoas, pouco mais de 10% da população anterior à guerra. Desde então, mais pessoas foram retiradas pelas autoridades e organizações humanitárias.
Moradores fogem do local
“As áreas (nos arredores) onde eles entraram foram totalmente arrasadas”, lembrou Volodymyr Arkhipov, que fugiu com seu sobrinho da cidade de Rubizhne, no leste do país, em abril de 2022, pouco antes de ser capturada pelos russos.
Sentado em um vagão de trem de terceira classe, prestes a deixar a estação ferroviária de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, Arkhipov refletiu sobre os avanços russos que o forçaram a fugir de sua segunda casa em dois anos.
“Retirei um cadáver do local onde (os russos) nos bombardearam, uma mulher de 37 anos… quando a desenterramos, ela havia sufocado”, disse à agência Reuters o homem de 57 anos, descrevendo seus últimos dias na cidade de Toretsk, antes de deixar o local.
Russian forces continue their advance towards Pokrovsk. The map shows Russian forces are less than 17km from the city. Deep State says the situation is critical and continues to deteriorate. They says Russia has significantly increased its use of UMPK glide bombs in the direction… https://t.co/El1WMGZc7I pic.twitter.com/FGZYbWAcjF
— Rob Lee (@RALee85) August 1, 2024