Ministério da Economia

5G deve gerar R$ 101 bilhões para a economia brasileira até 2031

O o 5G é até 100 vezes mais rápido que o 4G.

5g-deve-gerar-r-101-bilhoes-para-a-economia-brasileira-ate-2031
Na capital paulista, 25% da área urbana possui a nova geração (Créditos: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

A tecnologia 5G no Brasil deve gerar cerca de R$ 101 bilhões até 2031 para empresas, multinacionais e startups, de acordo com uma projeção do Ministério da Economia. Com a nova geração de internet, deve ser gerada a abertura de negócios em segmentos como inteligência artificial e processamento de dados.

Publicidade

Enquanto a geração anterior, o 4G conecta simultaneamente por metro quadrado em torno de 10 mil dispositivos, o 5G consegue chegar a 1 milhão. Dessa forma, o 5G é até 100 vezes mais rápido que o 4G.

“É uma nova era da tecnologia. O 4G ajudou muito, foi uma grande transformação, foi a era dos smartphones, e o 5G promete ir além dos smartphones, com novos aparelhos”, afirma Marcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo.

Para Alberto Griselli, CEO da TIM, o 5G gerará um “upgrade da infraestrutura do país, com um comprometimento das operadoras nesse percurso de digitalização do Brasil”. “O 5G é uma realidade, está acontecendo, e vamos efetivamente contribuir para ter soluções inovadoras para que o 5G se transforme em um ganho para a sociedade”, afirma José Félix, CEO da Claro.

Até o momento, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e João Pessoa são as cinco capitais que já possuem áreas com sinal de 5G puro. No caso da capital paulista, 25% da área urbana possui a nova geração.

Publicidade

Publicidade