AJUSTES NA FOLHA DE PAGAMENTO

Caixa volta a liberar empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A disponibilidade da contratação voltou na manhã desta segunda-feira (14) após suspensão no dia 1° de novembro.

caixa-volta-a-liberar-emprestimo-consignado-do-auxilio-brasil
Beneficiários do Auxílio Brasil aguardavam retorno desde 1° de novembro (Crédito: Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal voltou a liberar o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil. O retorno a partir desta segunda-feira (14) às 7h já estava previsto desde o anúncio da suspensão que teve início às 19h do dia 1° de novembro.

Publicidade

O motivo da decisão de suspender o crédito envolvia o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, que engloba o Dataprev, a Caixa e o Ministério da Cidadania.

A contratação do crédito consignado foi disponibilizado pela Caixa no dia 11 de outubro para os beneficiários do Auxílio Brasil. O G1 apurou que o aplicativo CaixaTem apresentava problemas para quem buscava o empréstimo e, quando conseguiam, se queixavam ainda de atrasos no pagamento e taxa extra de seguro.

Em 25 de outubro, a Caixa declarou que já havia emprestado R$ 4,2 bilhões a 1,6 milhão de beneficiários desde 10 de outubro. No dia 24, o banco declarou que congelou por 24 horas a liberação dos empréstimos consignados seguindo orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). Esse foi o intervalo dado para que a Caixa explicasse sobre o consignado do Auxílio Brasil ao Tribunal.

A disponibilidade do empréstimo já havia sido suspensa anteriormente para passar por manutenção nos sistemas da Caixa e da empresa de tecnologia Dataprev. O Ministério da Cidadania informa que 13 outras instituições financeiras além da Caixa estão habilitadas a liberar o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.