PASSOU de BB- para BB

Haddad: “Elevação de nota de crédito do Brasil é resultado da harmonia entre os Poderes”

O ministro destacou, em coletiva, que a Fitch é a primeira agência de risco que efetivamente muda a nota do Brasil

haddad-nota-de-credito-brasil
(Crédito: Valter Campanato / Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), falou sobre a elevação da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. Segundo Haddad, a elevação da nota se deu graças à “harmonia entre os Poderes”.

Publicidade

“Tem muito trabalho pela frente, mas estou muito confiante e reputo esses resultados à harmonia entre os Poderes da República. Sempre salientei que a chamada crise econômica que o Brasil vive é o desdobramento de uma crise de natureza política”, disse o ministro.

Segundo Haddad, houve acerto de passos na política, no diálogo e na construção. “Vamos superar essa situação e voltar a crescer com sustentabilidade social, ambiental e fiscal”, afirmou.

Haddad destacou que a Fitch é a primeira agência de risco que efetivamente muda a nota do Brasil:  “A S&P já tinha sinalizado uma possível mudança de nota, mas só tinha mudado o viés. A Fitch é a primeira das grandes agências que muda a nota e eu sempre disse, e continuo acreditando, que a harmonia entre os Poderes é a saída para que nós voltemos a obter o grau de investimento”, afirmou o ministro da Fazenda.

A nota de crédito do Brasil passou de BB- para BB, com perspectiva estável. O país havia sido rebaixado para o patamar BB- em 2018, em meio à crise nas contas públicas no governo de Michel Temer.

Publicidade

“A atualização do Brasil reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais”, diz o comunicado da Fitch.

Quem também comemorou a nota de crédito foi a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

“A elevação da nota do Brasil pela agência internacional de risco Fitch é mais uma comprovação de que trabalhamos no rumo certo: retomada do crescimento com queda da inflação e responsabilidade fiscal”, publicou no Twitter.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.