NOVA GESTÃO

Lula demite presidente da Caixa, Rita Serrano; Carlos Fernandes assumirá o cargo

A mudança na gestão da Caixa já vinha sendo antecipada por interlocutores

A economista Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A economista Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (25). O cargo será assumido por Carlos Vieira Fernandes, também economista e servidor do banco.

Publicidade

Serrano passou a atuar como presidente da Caixa em janeiro deste ano, e era funcionária de carreira da instituição desde 1989. Fernandes, por sua vez, já ocupou cargos de confiança em ministérios de partidos do Centrão, em anos anteriores. Ele foi diretor da Funcef, fundo de pensão da Caixa, entre 2016 e 2019, e secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O novo presidente foi anunciado pelo em nota pelo Palácio do Planalto. Segundo informações do portal g1, a mudança na gestão da Caixa já vinha sendo antecipada por interlocutores. Anteriormente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o comando da Caixa estava na negociação para ampliar a base parlamentar do Palácio do Planalto.

Os partidos do Centrão também desejam indicar substitutos para as vice-presidências da Caixa. Para confirmar essas substituições, porém Lula e Lira ainda deverão se reunir ao longo desta semana.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.