Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Diferente de diversos países do mundo, que celebram em fevereiro, a data da união entre casais e namorados foi instaurada em 1949 e cai na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
O santo é chamado de casamenteiro pois, segundo a crença das pessoas católicas, ele ajuda as mulheres que tem interesse em se casar a encontrar um pretendente. A lenda tem origem na vida de Santo Antônio, pois ele ajudava as mulheres que não tinham condições a conseguirem um local e um enxoval para o dia do casamento. Além disso, ele era um defensor do casamento por amor e não por dinheiro.
O Dia dos Namorados, porém, não é considerado feriado e nem ponto facultativo no país.
Qual a origem do Dia dos Namorados?
Muitos países, como Estados Unidos, Angola e Portugal, celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o chamado Dia de São Valentim. A data é uma homenagem ao Santo Valentim, que durante sua vida lutou conta a proibição de casamentos impostas pelo Cláudio II.
No dia 14 de fevereiro ele foi decapitado, ao ter sido revelado que realizava cerimônias clandestinas, e por isso a celebração do namoros foi instaurada em sua homenagem. Porém, no Brasil a origem é diferente. O país é o único que celebra em 12 de junho, desde 1949.
Quem teve a ideia da data foi João Doria, publicitário e pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Na época, ele era dono de uma agência publicitária e foi contratado por uma empresa para impulsionar as vendas de junho, que era um mês considerado fraco.
Logo, ele elaborou um comercial, que continha o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”. As lojas, então, adotaram a data, que foi precisamente escolhida por ser véspera do Dia de Santo Antônio, e a apelidaram de Dia dos Namorados.
O pai do João dória foi tão perspicaz quando criou o dia dos namorados né?
Simplesmente impossível arranjar uma reserva nessa data em qualquer restaurante de sp e quando acha eh só menu fechado pra meter a faca.
Imagina o quanto não faturam os motéis, bares e restaurantes…. Pqp— Henrique Santos (@HenriqueSTO1) June 6, 2024
* Sob supervisão de Lilian Coelho