DATA COMEMORATIVA

Qual a origem do Dia dos Namorados? Entenda

Brasil é o único que país que celebra a data em 12 de junho, enquanto boa parte do mundo festeja em 14 de fevereiro

Brasil é o único que país que celebra o Dia dos Namorados em 12 de junho, enquanto boa parte do mundo festeje em 14 de fevereiro
Origem do Dia dos Namorados no Brasil tem relação com impulso de vendas – Créditos: Canva

Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Diferente de diversos países do mundo, que celebram em fevereiro, a data da união entre casais e namorados foi instaurada em 1949 e cai na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Publicidade

O santo é chamado de casamenteiro pois, segundo a crença das pessoas católicas, ele ajuda as mulheres que tem interesse em se casar a encontrar um pretendente. A lenda tem origem na vida de Santo Antônio, pois ele ajudava as mulheres que não tinham condições a conseguirem um local e um enxoval para o dia do casamento. Além disso, ele era um defensor do casamento por amor e não por dinheiro.

O Dia dos Namorados, porém, não é considerado feriado e nem ponto facultativo no país.

Qual a origem do Dia dos Namorados?

Muitos países, como Estados Unidos, Angola e Portugal, celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o chamado Dia de São Valentim. A data é uma homenagem ao Santo Valentim, que durante sua vida lutou conta a proibição de casamentos impostas pelo Cláudio II. 

No dia 14 de fevereiro ele foi decapitado, ao ter sido revelado que realizava cerimônias clandestinas, e por isso a celebração do namoros foi instaurada em sua homenagem. Porém, no Brasil a origem é diferente. O país é o único que celebra em 12 de junho, desde 1949.

Publicidade

Quem teve a ideia da data foi João Doria, publicitário e pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Na época, ele era dono de uma agência publicitária e foi contratado por uma empresa para impulsionar as vendas de junho, que era um mês considerado fraco.

Logo, ele elaborou um comercial, que continha o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”. As lojas, então, adotaram a data, que foi precisamente escolhida por ser véspera do Dia de Santo Antônio, e a apelidaram de Dia dos Namorados.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.